SEDE DE SÃO JANUÁRIO
|
Construída sobre uma área de 56 mil metros quadrados e tendo como endereço a Rua General Almério de Moura 131, a sede de São Januário é a sede principal do Vasco da Gama e concentra o campo de futebol, o parque aquático, ginásio polivalente com capacidade para 5 mil pessoas, seis quadras (3 cobertas e 3 para prática de esportes ao ar livre), três campos para recreação e treinamento, três quadras de tênis, instalações para esportes olímpicos, concentração para moradia de 90 atletas, sala com o equipamento mais moderno para o exame de dopping (o Vasco é o único clube brasileiro com estes recursoss), a parte administrativa do clube com excessão da administração do remo, um restaurante, uma lanchonete, quatro bares, o salão de troféus, com mais de 6 mil peças que documentam as vitórias vascaínas, a capela de Nossa Senhora das Vitórias, um mini-hospital, sala de computadores e centro de memória.
O estádio de futebol, em condições de receber um público de 40 mil pessoas, das quais 30 mil na arquibancada, conta com placar eletrônico, sistema computadorizado de irrigação do gramado, catracas eletrônicas para os dias de jogos, câmara inflável no campo para proteger a entrada e a saída do time adversário, vestiários e maca móvel.
Quatro piscinas compõem o complexo aquático: uma olímpica, outra para saltos ornamentais e duas menores. O complexo, inaugurado em 30 de agosto de 1953, dispõe ainda de vestiários, setor de administração, sala para musculação, estação para tratamento de água etc. Sua arquibancada tem capacidade para seis mil pessoas.
Também pertence ao Vasco a área de 4.100m2, na frente do estádio, onde serão construídos um edifício para estacionamento, instalações para administração e um ginásio para prática esportiva. No terreno foi construída pelo clube uma escola, doada ao Estado do Rio de Janeiro.
GINÁSIO POLIESPORTIVO
|
O Ginásio de São Januário foi inaugurado em 23 de setembro de 1956. É nele que treinam as equipes de basquete, futsal e handebol de todas as categorias. O ginásio, que é polivalente e tinha até 1999 capacidade para 1.000 espectadores, acabou de passar por uma reforma e agora abriga 2.500 torcedores. O primeiro grande evento sediado pelo remodelado ginásio foi o Campeonato Sul-Americano de Futsal, no qual o Vasco conquistou o vice-campeonato.
PARQUE AQUÁTICO
O Parque Aquático de São Januário foi fundado em 30 de agosto de 1953 e é atualmente o mais moderno e bem aparelhado do Brasil. O complexo é composto de quatro piscinas: uma olímpica, uma para saltos ornamentais e mais duas pequenas, para o aquecimento dos atletas. O complexo conta também com vestiários, uma estação para tratamento de água e uma sala de musculação. O Parque Aquático do Vasco da Gama sediou em 1998 uma etapa da Copa do Mundo de Natação (a primeira disputada no Brasil) como parte das comemorações pelo Centenário do Vasco da Gama.
São Januário: parque aquático
CAPELA DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS
|
Atrás do gol à direita da tribuna de honra de São Januário está localizada a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira do Vasco. A capela foi inaugurada a 15 de agosto de 1955, por iniciativa de Álvaro Nascimento Rodrigues, o Cascadura, e José Ribeiro de Paiva, o Almirante.
No templo, são celebrados missas, batizados e casamentos. Normalmente, é nela que se realiza a missa pelo aniversário do clube. A santa, devoção dos vascaínos, dá força espiritual aos atletas antes das grandes decisões.
A capela tem tal importância para o Clube que vários projetos de remodelação do Estádio de São Januário foram para a gaveta simplesmente porque previam o derrubamento ou deslocamento da capela, ou ainda a sua cobertura por lances de arquibancada, o que é inadmissível para a diretoria do Vasco.
SALÃO DE TROFÉUS
|
O Salão de Troféus, situado logo na entrada da sede de São Januário, à direita de quem entra, é o local onde repousam todas as glórias já conquistadas pelo Vasco da Gama. Lá estão cerca de 6 mil troféus, taças, copas, bronzes, placas, faixas, flâmulas, medalhas, diplomas, fotos e relíquias alusivos à História e às conquistas do Clube da Colina. É um lugar de visita obrigatória para os vascaínos que desejam saber o porquê da grandeza do Clube de Regatas Vasco da Gama.
ENDEREÇO:
SEDE SÃO JANUÁRIO
Rua General Almério de Moura, 131
Bairro Vasco da Gama
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP 20921-060
Telefone: (21) 2176-7373
Fax: (21) 2589-2865
ESTÁDIO VASCO DA GAMA
|
O nome correto do Estádio do Vasco é "Estádio Vasco da Gama", mas popularmente ele é conhecido como "Estádio de São Januário".
Foi construído em menos de 11 meses (a pedra fundamental foi lançada em 6 de junho de 1926) e inaugurado em 21 de abril de 1927, com o jogo Vasco 3 x 5 Santos. O santista Evangelhista fez primeiro gol do estádio (14' do 1o tempo). O primeiro gol do Vasco no estádio foi feito por Galego.
O Estádio de São Januário foi o maior do Rio de Janeiro entre 1927 e 1950 (até a inauguração do Maracanã), do Brasil entre 1927 e 1940 (ano da inauguração do Pacaembu, em São Paulo) e o maior da América do Sul entre 1927 e 1930, ano da inauguração do Estádio Centenário, em Montevidéu.
|
Os refletores de São Januário foram inaugurados em 31 de março de 1928, com o jogo Vasco 1 x 0 Wanderers (Uruguai). O gol da vitória foi marcado pelo ponta-esquerda Santana. Detalhe: foi um gol olímpico, um dos primeiros de que se teve notícia no futebol brasileiro.
O primeiro jogo da Seleção Brasileira ocorrido no Estádio do Vasco da Gama foi em 15 de janeiro de 1939: Brasil 1 x 5 Argentina, pela Copa Rocca. O primeiro gol marcado pela Seleção no estádio foi assinalado por Leônidas da Silva, o "Diamante Negro", que já havia jogado no Vasco 5 anos antes.
Se o Brasil deu azar em sua estréia no estádio, alguns dos momentos mais gloriosos da Seleção contra seus rivais tradicionais tiveram seu palco em São Januário: Brasil 6 x 1 Uruguai (14/5/44), Brasil 6 x 2 Argentina (20/12/45), Brasil 9 x 1 Equador (3/4/49), Brasil 7 x 1 Peru (24/4/49), Brasil 5 x 1 Uruguai (30/4/49) e Brasil 7 x 0 Paraguai (11/5/49). Os últimos quatro jogos foram válidos pelo Campeonato Sul-americano de 1949, que a Seleção Brasileira obviamente conquistou. Um dos motivos deste sucesso foi o grande número de jogadores cedidos pelo Vasco à Seleção. Além de serem craques, eles conheciam o estádio como ninguém.
Uma triste curiosidade é a de que São Januário serviu de concentração para a Seleção à vesperas da final da Copa do Mundo de 1950. Porém, o saldo da Seleção no estádio é excepcional: em 19 jogos, 14 vitórias, 2 empates e 3 derrotas; 65 gols a favor e 26 contra. O último jogo do Brasil em São Januário foi em 14 de julho de 1993, e o Brasil derrotou o Paraguai por 2 a 0, com gols de Branco e Bebeto.
Tendo São Januário como principal estádio do Rio de Janeiro, o Vasco ganhou os Campeonatoos Cariocas de 1929, 1934, 1936, 1945 (invicto), 1947 (invicto), 1949 (invicto) e 1992 (invicto). O Campeonato Carioca de 1992 teve São Januário como estádio principal porque o Maracanã estava interditado.
Não era só de futebol que vivia o Estádio do Vasco da Gama. O então presidente da República Getúlio Vargas, um vascaíno, usou e abusou do estádio para falar ao povo brasileiro. Foi em São Januário que foram anunciadas as primeiras leis trabalhistas do Brasil.
O recorde oficial de público do estádio é de 40.209 pagantes, no jogo Vasco 0 x 2 Londrina, válido pelo Campeonato Brasileiro de 1977 e disputado em 19/2/78. Entretanto, comenta-se que mais de 60.000 pessoas se espremeram no estádio para ver o amistoso Vasco 1 x 0 Arsenal, disputado em 25/5/49. Era a primeira vez que um campeão inglês vinha ao Brasil e o jogo teve o sabor de um Mundial Interclubes, pois o Vasco era o campeão Sul-americano. Com esta vitória, o Vasco passou a ser considerado a melhor equipe do mundo na época.
O maior artilheiro da História de São Januário foi Roberto Dinamite, como não poderia deixar de ser. Lá, ele fez 184 gols entre 1971 e 1992. O último gol do Dinamite em "São Janu" (como é carinhosamente chamado o estádio pelos vascaínos) foi em 26/10/92, no jogo Vasco 1 x 0 Goytacaz.
Com a fuga do público dos estádios ocorrida no últimos anos, alguns clássicos cariocas voltaram a ser disputados em São Januário. Além de todos os clássicos envolvendo o Vasco no Estadual de 1992 (o ano em que o Maracanã estava em obras), houve um Vasco x Fluminense (0 a 0) pelo Brasileirão de 1995 e um Vasco x Botafogo (Botafogo 2 a 1) pelo Estadual de 1997.
O Estádio do Vasco é considerado tão bom que até os rivais deixam o orgulho de lado para pedi-lo emprestado de vez em quando. Foi o que aconteceu com o arqui-rival Flamengo em 1996, por exemplo, que mandou alguns jogos no Campeonato Brasileiro daquele ano (contra Bragantino e Bahia) no Estádio do Vasco.
O jogo mais importante da História de São Januário foi disputado em 12 de agosto de 1998. Pela partida de ida da decisão da Taça Libertadores da América, o Vasco derrotou o Barcelona de Guayaquil por 2 a 0 diante de 36.273 pagantes e deu um passo importantíssimo para ser Campeão das Américas no ano de seu Centenário.
ENDEREÇO:
ESTÁDIO VASCO DA GAMA
Rua General Almério de Moura, 131
Bairro Vasco da Gama
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP 20921-060
Telefone: (21) 2176-7373
Fax: (21) 2589-2865
SEDE NÁUTICA DA LAGOA
|
Depois que as provas de remo passaram da Baía de Guanabara para a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Vasco se viu diante da necessidade de instalar uma nova sede para abrigar os esportes náuticos, principalmente o remo.
Assim, no dia 18 de agosto de 1950, foi inaugurada a sede da Lagoa, que logo chamou a atenção como um bom exemplo da arquitetura moderna praticada na época.
São 2700m² de área construída, com três pavimentos, um subsolo e um terraço. O prédio conta com as seguintes dependências, entre outras: carpintaria para construção e conservação de barcos, garagem de barcos, sala de musculação, salão para reuniões do Conselho Deliberativo, para festas, etc., alojamento para 40 atletas e a administração.
SEDE NÁUTICA DA LAGOA
Rua General Tasso Fragoso, 65 - Lagoa
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP 22470-170
Telefone: (21) 2539-0497
|
SEDE DO CALABOUÇO
|
Situada em frente à Baía de Guanabara, entre o Aeroporto Santos Dumont e o Museu de Arte Moderna, a sede do Calabouço tem um valor muito especial para os que cultuam a história do Vasco. É que, embora construída nos anos 60, ela remonta às origens do clube, quando ass competições de remo eram realizadas na Baía de Guanabara e a sede nunca se afaastaava da beira-mar.
Atualmente a sede do Calabouço oferece aos associados do Vasco as melhores condições para recreação e lazer. Além da localização privilegiada, que proporciona aos seus frequentadores um clima de total tranquilidade, a sede dispõe dos seguintes recursos: piscina, duas saunas, três quadras ao ar livre para a prática esportiva, área para lazer, restaurante, salão de festas, vestiários, departamento médico e administrativo e uma interligação com a Baía de Guanabara para os banhos de mar e os esportes náuticos.
ENDEREÇO:
SEDE DO CALABOUÇO
Rua Jardel Jercolis, s/nº - Centro
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP 20012-150
Telefone: (21) 2220-8530
|
CENTRO DE TREINAMENTO VASCO BARRA
|
Localizado em um dos pontos mais valorizados da cidade do Rio de Janeiro atualmente, o Vasco Barra foi arrendado pelo clube no início de 2002. Com o intuito de ser transformado no Centro de Treinamento do futebol profissional e das categorias de base, as excelentes instalações do Vasco Barra passaram a ser exploradas, também, como centro de fomento aos esportes amadores, fazendo com que este espaço também fosse usado como Escola de Esportes Vasco Barra.
Com uma área total de aproximadamente 50.000 m², a Academia de Esportes do Vasco conta com dois campos de treinamento para o futebol. O campo 1, onde treina o futebol profissional e jogam partidas oficiais as categorias juniores, juvenil, infantil e mirim possui as medidas de 100 x 70m e conta com um gramado impecável.
No campo 2, utilizado para o treinamento de todas as categorias inferiores e jogos amistosos do juvenil infantil, mirim e pré-mirim, as medidas são de 90 x 65m, também possuindo um gramado em excelente estado. Existem outros dois campos de menores medidas (64 x 40m) aonde se realizam os treinamentos das escolinhas de futebol e, esporadicamente, dos núcleos de futebol do Vasco espalhados por todo o estado do Rio de Janeiro.
Completando a maravilhosa estrutura disponível para o futebol, os vestiários totalmente reformados pelo Vasco disponibilizam para os atletas o que há de melhor, além de uma equipada sala de musculação.
Além disso, como o Vasco segue firme no seu trabalho de revelar atletas de vários esportes, o Vasco Barra disponibiliza, também, uma ótima estrutura para os esportes amadores. Destaca-se o ginásio, com dimensões de quadra de 34 x 17m e capacidade para cerca de 1.000 espectadores. No mesmo ginásio, treinam e jogam as equipes federadas de futsal do Vasco categorias Sub15 (infantil) e Sub17 (infanto-juvenil). O ginásio dispõe de quatro vestiários e, na parte superior, o Vasco dá seus primeiros passos na Ginástica Olímpica, oferecendo aos interessados a escolinha de Ginástica Olímpica do Vasco da Gama.
Na parte externa, o clube conta com uma quadra de tênis, e uma quadra polivalente medindo 35 x 17m, uma piscina semi-olímpica (25m), onde funciona a escolinha de natação, e outra piscina para hidroginástica, além de uma arena para a prática de vôlei de praia e futevôlei, contendo três quadras oficiais.
O Vasco Barra, oferece ainda uma bela cantina e em breve um restaurante que estará funcionando diariamente para atender os visitantes.
Não bastasse toda a parte técnica, o espaço também oferece aos atletas e aos vascaínos que queiram visitá-lo um agradável encontro com a natureza, cercado por montanhas verdes e ventilado com a brisa fresca que vem do mar. A entrada para o Centro de Treinamento é feita pela Avenida Salvador Allende, de acordo com o mapa de acesso.
ENDEREÇO:
CENTRO DE TREINAMENTO VASCO BARRA
Av. Celia Ribeiro da Silva Mendes, 37
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Tels: 3418-2211 ou 3418-2220